Notícias

Neste domingo acontecerá o primeiro eclipse solar de 2017, visível apenas no Hemisfério Sul

O primeiro eclipse solar de 2017 vai ocorre HOJE domingo (26). Aqui no Brasil, ele poderá ser visto em várias regiões, mas apenas como eclipse solar parcial (não anular). Anular e quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor.

O eclipse poderá ser visto a partir das 10h02 em São Paulo. No Rio de Janeiro, às 10h10. No intervalo entre as 9h e as 12h do domingo, o fenômeno ocorrerá em algum momento em todas as capitais, exceto Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

“Os astrônomos lembram que não é seguro olhar diretamente para o Sol, já que há risco de comprometer a visão. O ideal é usar um óculos especial ou buscar por eventos organizados em observatórios espaciais.”

“O eclipse solar é um fenômeno que ocorre sempre que a lua fica entre a Terra e o sol. Quando isso ocorre o sol parece desaparecer (eclipse, vem do grego ékleipsis = desaparecimento) total ou parcialmente. Em astronomia, um eclipse ocorre sempre que corpos celestes estão alinhados de forma que a visão de um deles fica impedida por causa desse alinhamento. Claro que a lua é bem menor que o sol, o que a impediria de cobri-lo. Acontece que, como a distância da lua e da terra para o sol é muito grande o que vemos é apenas uma ilusão de que ambos são do mesmo tamanho.”

Vai ser possível acompanhar o eclipse ao vivo pela internet clicando aqui.

Comentários

Melhores da Semana

Subir